:::
Geral
11/01/2019

N煤cleo Desenvolver conta com novos profissionais para atendimento


Por: ASCOM

A nutricionista e o educador físico unem-se à equipe composta por um médico psiquiatra, duas psicólogas, duas fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma assistente social e uma psicopedagoga.

A partir de fevereiro, o Núcleo Desenvolver, especializado no tratamento da saúde mental infantil, conta com mais dois profissionais para o atendimento dos pacientes – uma nutricionista e um educador físico. Os novos trabalhadores unem-se à equipe composta por um médico psiquiatra, duas psicólogas, duas fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma assistente social e duas psicopedagogas.

 

Para a psicóloga Maíra Falcão, a nutricionista e o educador físico aumentam as possibilidades de desenvolvimento dos assistidos, uma vez que contarão com alimentação balanceada e atividades aquáticas, como natação e hidroginástica. “Esses novos profissionais representam mais uma conquista para as crianças atendidas porque aumentam ainda mais os serviços e tratamentos disponibilizados no núcleo. É uma grata satisfação fazer parte desta equipe e deste projeto, que tem apresentado resultados incríveis no desenvolvimento psíquico e motor dos assistidos”, diz Maíra.

 

A psicóloga enfatiza que o trabalho desempenhado tem aumentado o número de pacientes. Ao ser inaugurado em outubro de 2018, o núcleo atendia 360 crianças e, atualmente, já somam 430.

Estrutura

O Núcleo Desenvolver atende crianças de 2 a12 anos com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais. Todo o tratamento é realizado com recursos próprios do município.

O núcleo é um desdobramento do tratamento disponibilizado pela Saúde desde dezembro de 2017, por meio da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Autista (EMAA), que era restrito a crianças com transtorno do espectro autista e hiperatividade e acontecia no Centro de Especialidades Médicas. De acordo com o médico psiquiatra, Natanael Resende Dória, que compõe a equipe, durante a consulta com as crianças, foram diagnosticadas outras patologias, o que culminou na implantação do centro de saúde mental infantil.

A casa onde está implantado o núcleo tem toda a infraestrutura adequada para a acomodação dos 430 pacientes e seus acompanhantes. São sete salas de atendimento individualizado, área de recreação, área de convivência, sala de atendimento coletivo, sala de palestras, copa, cozinha e piscina.

As patologias são identificadas na rede de atendimento municipal, nas Unidades Básicas de Saúde, por profissionais especializados, como enfermeiros, psicólogos e médicos. Com a suspeita de alguma doença mental, o paciente é encaminhado para o Núcleo Desenvolver onde passará por uma triagem e será verificada a especificidade do seu caso e se o tratamento será realizado no próprio projeto. "É preciso observar cada caso encaminhado pelas Unidades de Saúde, porta de entrada desses pacientes; e assim identificar aqueles que têm a necessidade de serem orientados pela equipe do projeto ou necessitam de outro tipo de acompanhamento", explica a psicóloga Maíra Falcão.

Entre os objetivos do projeto está o acolhimento das famílias, com encontros com familiares e responsáveis com orientações diversas sobre saúde global e manejo clínico de sintomas, como palestra sobre alimentação específica e estabelecimento de regras para minimização de sintomas agressivos; oficina de aprendizado, como confecção de brinquedos pedagógicos, alimentos saudáveis naturais, entre outras ações que a família contribua para o desenvolvimento do paciente.

A equipe do Núcleo Desenvolver é composta pelos seguintes profissionais: Natanael Resende Dória, psiquiatra; Carla Samara, assistente social; Maíra Falcão, psicóloga; Daisy Oliveira Silva, psicóloga; Fabiana Simões, fonoaudióloga; Fabiana, fisioterapeuta e Susanna Lisboa, terapeuta ocupacional.

 

 


Anteriores
1 at茅 30 de 941
  Pr贸ximo 禄  

ASSISTA AO VIVO
Transmiss茫o ao vivo
PUBLICIDADE

Nosso foco 茅 o seu crescimento, sua empresa
Divulgue sua marca aqui
Sua marca aqui
Apara莽a aqui, divulgue sua marca. vem com a gente
Venha crescer com a gente
sua marca aqui
Sua marca aqui
Prefeitura Paulo Afonso
Atitude muda o rumo do seus negocios
Alpha
Todos os direitos reservados - 2019